A Orquestra Infanto-Juvenil Helena Maia foi criada em agosto de 2004 pela professora Silvia Matos e fez sua primeira apresentação no 31º Encontro de Artes de Belém - ENARTE. Com o objetivo principal de proporcionar aos alunos de cordas friccionadas dos níveis iniciais a prática orquestral, o repertório do grupo consta de obras de todas as épocas, possibilitando aos integrantes o desenvolvimento de aspectos técnicos com ênfase na diversidade de estilos musicais. O nome do grupo é uma devida homenagem à professora Helena Maia, que por anos dedicou-se à prática orquestral na EMUFPA. Desde sua criação, o grupo vem realizando apresentações em grandes salas de concerto de Belém, como Theatro da Paz, Igreja de Santo Alexandre e Espaço São José Liberto, em eventos como o ENARTE, Concertos Natalinos, Corredor Cultural e outros. A coordenação e regência são da professora Silvia Matos.

2023 Escola de Música da UFPA | Todos os direitos reservados.