Fundada em 2011 na Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA), a Orquestra Sinfônica Altino Pimenta (OSAP) recebeu este nome em homenagem ao músico paraense Altino Pimenta, que enriqueceu o cenário musical do estado com suas composições. Atualmente, a orquestra conta com 58 músicos, dentre alunos da instituição e alguns convidados, e dedica-se não somente a fazer concertos com os clássicos universais, mas também dá destaque à produção musical paraense. Dentre as suas principais apresentações estão a montagem experimental da ópera Don Pasquale (de Gaettano Donizetti); a participação no Festival Música na Estrada 2015 e 2018 em Belém e em Macapá; a produção da ópera La Traviata (de Giuseppe Verdi) e o Ciclo Beethoven - todas as 9 sinfonias de Ludwig vanBeethoven - realizado ao longo de 2016, com encerramento no Theatro da Paz, na programação do 43˚ Encontro de Artes de Belém. A OSAP conta hoje com a direção da maestra Cibelle J. Donza e do maestro Miguel Campos Neto - diretor da orquestra desde sua fundação.