O grupo Pará Trompas surgiu como projeto de extensão na Escola de Música da UFPA em março de 2016. Apresentou-se em eventos da EMUFPA, em recitais de avaliação e também em recitais da classe de trompa do curso de Bacharelado em Música do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). Como projeto, tem o papel fundamental de reunir trompistas de outras instituições de ensino da música, objetivando o aprimoramento técnico dos executantes, a divulgação do instrumento para a sociedade paraense e a diminuição da evasão escolar, propiciando o rendimento técnico e o interesse dos alunos pelo curso. O grupo é formado por Sóstenes Siqueira, Fabrício Santos, Paulo Sérgio, Abner Rodrigues, Lorena Cordovil e Ezequiel Rocha. A coordenação é do professor Sóstenes Siqueira.