O Quarteto de Cordas da EMUFPA estreou em 2016, dentro da programação artística do V Simpósio Internacional de Música da Amazônia – SIMA, que ocorreu em Belém-PA. Devido à repercussão positiva da atuação, no ano seguinte o grupo iniciou oficialmente atividades voltadas à extensão e à pesquisa, com foco em novas obras compostas para a formação quarteto de cordas e com levantamento de repertório abrangendo compositores estrangeiros e compositores brasileiros dos séculos XX e XXI. O primeiro concerto da temporada aconteceu em junho de 2017, no espaço Nova Acrópole, em Belém – PA, seguindo-se apresentação no I Encontro Internacional de Música da UFPA – ENIM, evento realizado pela Escola de Música da UFPA com a participação de instituições nacionais e estrangeiras, como a Universidade Federal do Ceará, Instituto Maestro Wilson Fonseca e University of Missouri (EUA). Na temporada de 2018, o quarteto atuou em importantes eventos, como II Encontro Internacional de Música – ENIM, 45º Encontro de Artes de Belém – ENARTE, Concerto Especial Nova Acrópole-Belém, além de apresentar-se em concertos na programação anual do Sesc Boulevard e eventos de música sacra em igrejas e casas de espetáculos renomadas da cidade. O grupo vem se consolidando no cenário musical da cidade de Belém, comprometendo-se com a difusão da música camerística, em especial a de compositores e arranjadores paraenses, desenvolvendo também uma atuação de caráter pedagógico, com foco na formação profissional de músicos. O quarteto tem parceria com o projeto de extensão Sarauparauara e com o Grupo de Estudos Pedagógicos e Interpretativos Parauara – GEPIP. O Quarteto de Cordas da EMUFPA é formado por Celson Gomes (Violino I), Joziely Brito (Violino II), Rodrigo Santana (Viola) e Cristian Brandão (Violoncelo), docentes e coordenadores de projetos de pesquisa e extensão da EMUFPA.