O grupo UFPA Cello Ensemble surgiu em 2016 a partir da iniciativa do professor Cristian Brandão em formar um grupo de violoncelos constituído por alunos de sua classe e discentes dos cursos de Extensão, Técnico e Licenciatura da Universidade Federal do Pará. Sob uma perspectiva profissional, o projeto oportuniza aos participantes da Escola de Música da UFPA expor publicamente o trabalho técnico e musical desenvolvido nas aulas e ensaios de forma regular através de concertos didáticos. O UFPA Cello Ensemble é um dos grupos artísticos atuantes nas programações de eventos no âmbito da UFPA, assim como em importantes espaços culturais do estado do Pará. O grupo já foi ouvido em importantes espaços culturais de Belém, como Sesc Ver-o-Peso, Capela de São José Liberto, Theatro da Paz, Museu Emilio Goeldi, Igreja de Santo Alexandre, Museu da UFPA, entre outros. Destaca-se o concerto em comemoração ao 70o Aniversário do Sesc em Belém, onde o grupo contou com a participação do maestro Miguel Campos Neto e da soprano Dione Colares. Poem-se destacar também os eventos: V Simpósio Internacional de Música da Amazônia (SIMA) 2016, Mostra de Violoncelos do Pará (participação em todas as edições desde 2016), Encontro de Artes de Belém (participação em todos os anos desde 2016), I Congresso Interinstitucional de Ensino e Extensão – CIENEX da UFPA 2018 e Semana do Acolhimento de Novos Servidores da UFPA (CAPACIT) 2018 e 2019. Em consonância com o curso Técnico da EMUFPA, o UFPA Cello Ensemble vem proporcionando aos participantes a experiência do meio profissional através dos aspectos da performance musical, assim como a concepção pedagógica do instrumento, passando pelos processos da produção musical, levantamento e organização de arquivos (fonográficos e acervos de partituras). Além disso, o grupo dialoga com outros projetos da EMUFPA, proporcionando interações artísticas por meio de ações extensionistas. O UFPA Cello Ensemble incentiva aos participantes e alunos da EMUFPA a produção de arranjos para violoncelos e coloca-se à disposição para ensaios das peças supervisionados pelo coordenador.