ADALBERTO ALEIXO TEIXEIRA

AdalbertoGraduou-se em Engenharia Elétrica pela UFPA (1990). Especializou-se em Fundamentos da Linguagem Musical pela Universidade Estadual do   Pará - UEPA (1996). Concluiu o Mestrado em Música - Execução Musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA - 2010). É professor do  Ensino  Básico, Técnico e Tecnológico da Escola de Música da Universidade Federal do Pará desde 1992. Já ocupou cargos de Coordenador de   Ensino, Vice-Diretor e Diretor da Escola de Música da UFPA. Atualmente exerce o cargo de Diretor da Escola de Música da UFPA.

   

 

 

ADELBERT RODRIGUES DE SANTANA CARNEIRO

ADELBERTPossui Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão pela Escola Superior da Amazônia – ESAMAZ (2017), Licenciado em Música pela Universidade do Estado do Pará – UEPA (2011). Curso Técnico em Baixo Elétrico no Musicians Institute (MI), em Hollywood, Los Angeles - EUA (1994), aperfeiçoamento técnico no Baixo Elétrico na Escola de Música de Brasília, tendo como orientador o contrabaixista Nico Assumpção. Professor efetivo da Escola de Música da Universidade Federal do Pará – EMUFPA. Leciona no nível técnico como professor de Prática de Conjunto em Música Popular. É coordenador do Colegiado em Música Popular da – EMUFPA, coordenador do projeto “Songbook da Música Paraense da EMUFPA”. Produziu mais de 60 cds e dvds relacionado a artistas da Música Paraense.

ADRIANA CLAIREFONT MELO COUCEIRO

CouceiroParaense, concluiu o Curso Técnico em Piano no Conservatório Carlos Gomes, em 1990. Licenciada Plena em Educação Artística - habilitação em Música - pela Universidade do Estado do Pará, em 2000. Especialista em Educação a Distância pela Universidade Federal do Pará, em 1996. Possui Mestrado em "Enseñanza y Aprendizaje Abiertos y a Distancia" pela Universidade Nacional de Educação a Distância/Espanha, em 2002. Atualmente, cursa o Doutorado em Estudos Culturais na Universidade do Minho/Portugal. Professora efetiva da Escola de Música da Universidade Federal do Pará desde 1993. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, extensão universitária, gestão universitária, avaliação institucional. 

 

ADRIANA VALENTE AZULAY 

01Membro da Academia Paraense de Música, ocupa a cadeira de número 36 que tem como Patrono o pianista Mario Neves. Bacharel em Música - Piano pela Universidade do Estado do Pará (2000), Possui Mestrado em Música de Câmara, Piano pela Universidade Estadual de Karlsruhe, Alemanha (2004) e Doutorado em Música de Câmera pela Universidade de Música de Saarbrücken, Alemanha (2007). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical. Esteve na Direção da Escola de Música da UFPA durante o biênio 2010/2012. Atualmente está na direção do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará.

ALESSANDRA FERREIRA DE CASTRO

Mestre em Música pela University of Missouri, USA (2007), Bacharel em Música, Habilitação Contrabaixo pela Universidade do Estado do Pará (2000), Técnica em Música, Habilitação: Contrabaixo pelo Instituto Estadual Carlos Gomes (1996). Lecionou no curso de Bacharelado em Música da Universidade Estadual do Pará as disciplinas: Contrabaixo, Música de Câmera, História da Música e Prática de Orquestra, nos anos de 2005 a 2009. Atualmente é Prof. de Contrabaixo e Teoria da EMUFPA e Coordenadora do Laboratório de Teoria e Percepção da EMUFPA, atuando nas disciplinas: CLM I, CLM II, LInguagem I e História da Música.

ALEXANDRE LUCAS DO CARMO CONTENTE 

Professor efetivo da carreira do ensino básico, técnico e tecnológico da Escola de Música da Universidade Federal do Pará. É licenciado em Educação Artística - habilitação Música (Universidade do Estado do Pará, 2005), bacharel em música - habilitação piano (Universidade do Estado do Pará / Fundação Carlos Gomes, 2016), mestre em Música - concentração em Educação Musical (Universidade Federal da Bahia, 2010) e doutor em Música - concentração em Educação Musical (Universidade Federal da Bahia, 2012). Atua na educação profissional em Música, nas áreas de teoria e percepção musical, história da música, piano e correpetição.

ANDRÉ ALVES GABY

Possui graduação em Bacharelado em Música - Piano pela Universidade do Estado do Pará (2004). Especializado em Composição, concluiu em 2012 o Mestrado em Prepolifonia (Canto Gregoriano), no Conservatório Giuseppe Verdi - Turim. Tem experiência com disciplinas teóricas, tais como: Análise Musical, Harmonia, História da Música, Teoria da Música, Arranjo; e práticas: Laboratório de Teclado, Percepção Musical, Piano, Prática Musical em Conjunto. Como musicista, vem atuando em Belém e Europa como pianista, organista, corista, regente coral e pesquisador. Em 2015 foi bolsista SANTANDER Jovens Pesquisadores em Madrid, junto à Academia de Bellas Artes San Fernando. É atualmente diretor da Schola Gregoriana "Ad te levavi", do Coro Gregoriano feminino "Vox Cordis Mariae" e do Coro polifônico de Música Sacra "O Som da Palavra".

ANTONIO DE PÁDUA ARAÚJO BATISTA

Graduado no Curso de Licenciatura Plena em Ed. Artística - Hab. Música pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2002). Pós-Graduado com Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Ed. Tecnológica - FACETE/INTA. Mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Atualmente é professor da Escola de Música da UFPA - EMUFPA/ICA, onde exerce a função de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Viola e Violino. Desenvolve também atividades de Extensão Universitária como Coordenador e Professor do Projeto PIBEX "Violino em Grupo: Interdisciplinaridade e Inovação de Linguagem em Crianças com Autismo e Crianças com Síndrome de Down", vinculado ao Programa Cordas da Amazônia e desenvolvido no PPGARTES.

ÁUREO DEO DE FREITAS JÚNIOR

Possui graduação em Violoncello Performance pela University of Missouri (Columbia, 1989), mestrado em Violoncello Performance pela Louisiana State University (Baton Rouge, 1992) e doutorado em Ph.D. em Educação Musical pela University of South Carolina (Columbia, 2005). Atualmente é professor do Instituto de Ciências da Arte da UFPA (ICA) onde ensino no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) e Escola Técnica de Música (EMUFPA). Na extensão universitária, coordena a Orquestra de Violoncelistas da Amazônia (OVA) e Programa Cordas da Amazônia. Na pesquisa, coordena o Grupo de Pesquisa Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem (GP-TDDA). Na gestão, coordena o Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades específicas (NAPNE).

BIRAELSON MAGALHÃES CORRÊA

Doutor em Música (Educação Musical) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia - UFBA / Escola de Música (2012). Mestre em Artes (Musicologia) pela Universidade de São Paulo - ECA/USP (2003), Especialização em História e Memória da Arte pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2000), Licenciatura em Ed. Artística - Habilitação em Música pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1999). É Professor efetivo da Escola de Música da Universidade Federal do Pará. Possui experiências na área de Artes, com ênfase em Regência de Banda, Prática Instrumental (Metais - Trompete), História da Arte, vem atuando principalmente nos seguintes temas: música, prática instrumental, formação profissional, metodologia e educação musical.

CARLOS AUGUSTO VASCONCELOS 

Possui Doutorado (2012) e Mestrado (2010) em Composição Musical pela Universidade Federal da Bahia, e Bacharelado em Música pela Universidade do Estado do Pará (2004). É professor efetivo da Escola de Música da UFPA desde 2006, e foi professor do Bacharelado em Música da Universidade do Estado do Pará (2005-2006) e do Instituto Estadual Carlos Gomes (2002-2006). Atua como correpetidor, professor de percepção, teoria, estruturação e piano, arranjador e compositor. Atualmente é vice-diretor da Escola de Música da UFPA.

CELSON HENRIQUE SOUZA GOMES

Possui graduação em Superior de Instrumento Violino pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1990), mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Pará, foi membro do comitê gestor institucional da Universidade Federal do Pará, diretor geral do Instituto de Artes da UFPA da Universidade Federal do Pará e coordenador do Programa Coroatá da Universidade Federal do Pará. Atualmente é professor de violino na Escola de Música da UFPA, e coordenador do projeto de extensão Sarauparauara. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: música, educação musical e aprendizagem musical.

CIBELLE JEMIMA ALMEIDA DONZA

É mestranda em Artes pela UDESC-UFPA, Especialista em Composição pela UFPA e graduada em Licenciatura Plena em Música pela UEPA. Estudou “Composição Eletroacústica” com o Dr. Stephen Beck (USA) no festival internacional de inverno “Vale Vêneto” (2013). É idealizadora e integrante do Projeto “Música de Experiência” - grupo de compositores paraenses. É formada ainda, pelo nível técnico, nos cursos de Regência e Violão Clássico pelo Conservatório Carlos Gomes. Foi Regente Assistente da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (2016-2017) e diretora artística e regente principal da big band “Zarabatana Jazz Band” (2010-atual). Estudou no renomado “Conductors Institute at Bard” – na Universidade “Bard College” em New York com o maestro Harold Farberman (EUA) - 2015. Estudou tamb&versal (1984), pela Universidade de Brasília. É Mestre (2003) em Artes/Musicologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na Escola de Música da Universidade Federal do Pará e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Execução Musical e Etnomusicologia. Atua principalmente nos seguintes temas: Estudos Etnomusicológicos no Pará e História da Música no Pará. 

MARIA LÚCIA DA SILVA UCHÔA

Possui graduação em Educação Artística - Hab. Música pela Universidade do Estado do Pará (1992), especialização em Fundamentos da Linguagem Musical pela Universidade do Estado do Pará (1995) e mestrado em Musicologia pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Professora da Universidade Federal do Pará, atuando principalmente nos seguintes temas: Bandas, Educação Musical, Pará, Amapá.

MAVILDA JORGE ALIVERTI RAIOL

Possui graduação em Educação Artística - Habilitação em Desenho pela União das Escolas Superiores do Pará (1991), mestrado em Musicologia pela Universidade de São Paulo (2003) e Doutorado em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atua como professora da Escola de Música da Universidade Federal do Pará na carreira de Ensino básico, técnico e tecnológico de música nas disciplinas Piano, Teoria, Percepção Musical e Flauta Doce. Na graduação, atua nas disciplinas Estágio e Construção de Texto, Música Brasileira, Apreciação Musical, Percepção Musical e Orientação de TCC. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Musicologia, Etnomusicologia atuando principalmente nos seguintes temas: educação, música e pesquisa. 

MILTON JOSÉ ATHAYDE MONTE

Cantor Lírico, Regente Coral e Professor. Diplomado pela Guildhall School of Music and Drama (2000), Bacharel em Canto pela UNESP (1994). É Professor da Escola de Música da UFPA na cadeira de Canto Lírico desde 2002, onde criou o Núcleo de Música Antiga e coordenou o projeto Música e Cultura no Museu de Arte Sacra (Bolsas PIBEX 2008-09). Milton fundou e dirigiu o Madrigal da UEPA durante 11 anos (2001-2012). Em São Paulo atuou como cantor no Coral Paulistano (1994-98) e no Coral Lírico (1993), do Teatro Municipal de São Paulo. Atuou como solista em obras como Les Fontaines de Versailles (de Lalande), Roméo et Juliette (Gounod), Ézio em Roma (Jommelli), Carmen (Bizet), dentre outras. Atuou como solista da Orquestra Barroca do Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, com a qual gravou 2 CDs. Coordena o Projeto de Extensão Estúdio Ópera Pará-Amazônia, criado em 2011, vencedor do prêmio PROEX (2012) e contemplado com bolsas PIBEX (2012, 2013, 2014 e 2015).

ROMULO MOTA DE QUEIROZ

Doutor em Educação Musical e mestre em Execução Musical (Piano) pela Universidade Federal da Bahia (2005). Graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística em Música pela Universidade Federal do Pará (2002). Professor da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) desde 2007. Tem atuado nas áreas da pedagogia do piano, pedagogia da percepção musical e performance musical. 

ROSA MARIA MOTA DA SILVA

Possui mestrado em Musicologia pela Universidade de São Paulo (2003). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: pássaro junino, cordão de pássaro, teatro popular musicado, cordões e educação musical 

SÓSTENES DIAS SIQUEIRA 

Pós-Graduado pela Universidade do Estado do Pará em Docência da Educação Superior e graduado em Bacharelado em Música, pela mesma universidade. Foi professor da Fundação Amazônica de Música e professor Substituto - Trompa - pela Universidade Federal do Pará. Estudou com o Prof. Holger (Alemanha), Cisneiro Andrade (Paraíba), Yuri Zuvanov (Brasília), Adalto Soares(Tatuí), Joaquim Silva(Tatuí) e Corina Liefers (Holanda). Em 2012, fez o intercâmbio na Holanda (Arnhem) a convite do professor Stefan Blonk, em 2013 fez parte da Orchestra Young of the Americas, realizando turnês pela América Central. Em 2015 foi trompista da Orquestra do Tealtro del Lago (Chile). Atualmente é professor de trompa na Escola de Música da Universidade Federal do Pará, integrante do Sexteto de 7 e do Bronzes da Amazônia.

THAÍS CRISTINA SANTANA CARNEIRO 

Graduada em Farmácia pelo Centro de Ensino Superior do Pará (CESUPA-1993), Mestra em Educação Musical (UFPA-UFBA); Professora de Violino do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPA, desde 1993. Violinista atuante em Belém-PA.

THIAGO LEVY PINHEIRO DO LAGO

Possui graduação em Bacharelado em Música pela Universidade do Estado do Pará, na qual monitorou durante os anos de 2006 e 2007. Tem curso técnico em Improvisação, prática de Big Band, prática de Conjunto e Saxofone Popular pela Escola de Música de Brasília. Lecionou na turma de Saxofone do Conservatório Carlos Gomes entre os anos de 2006 e 2009. Atualmente é professor na Escola de Música da Universidade Federal do Pará, ministrando as disciplinas de Saxofone, matérias teóricas e direção de grupos artísticos no Curso Técnico.          

VANILDO PALHETA MONTEIRO

É doutor em Música pela UNESP. Estudou regência com Enrique Rueda, Guta Malevica e Rodney Eichenberger. Formou-se em Percussão pelo Conservatório Carlos Gomes e em Canto Lírico pela EMUFPA. Licenciou-se em Música pela UEPA. Especializou-se em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes- RJ. É Mestre em Etnomusicologia pelo Minter UFBA/UFPA. Tem participado de Seminários, Convenções e Festivais de Música, onde merecem destaque: VI ENABET (PB), Mostra Internacional de Percussão (SP), I Encontro Latino-Americano de Educação Musical (BA), II Encontro Latino-Americano de Percussão (RS), Percussive Arts Society International Convention (Orlando-FL), entre outros. Desde 2002, tem preparado o Coro Lírico dos Festivais de Ópera do Theatro da Paz, em dezenas de montagens de óperas. Atualmente é professor de Percussão e Canto Lírico da Escola de Música da UFPA, Regente do Grupo de Percussão da EMUFPA e do Coro Lírico do Festival de Ópera do Theatro da Paz.

WALTER DA SILVA ALMEIDA

Possui Pós-Graduação em Educação Musical pela Faculdade São Fidelis - RJ (2015), Licenciatura em Educação Artística - Hab. Música pela UFPA (2005), Técnico em Bateria pelo Conservatório Carlos Gomes (2006) e Técnico em Instrumentista de Bandas - Big Band pela Emufpa (2008). Foi baterista da Banda do Exército de 2003 a 2012 e da Banda da Guarda Municipal de Belém 2012 a 2016, além de ter atuado como sideman e baterista de diversas bandas e grupos musicais em festivais nacionais e internacionais. Atualmente é professor efetivo de Bateria da Emufpa e participa como colaborador em projetos de Pesquisa e Extensão com ênfase em Práticas Interpretativas na Música Popular - em especial o Jazz e a Música Instrumental Brasileira - e da Percussão nos Ritmos do Pará.

- Em Construção - 

ufpa

 

ESCOLA DE MÚSICA DA UFPA

End. Av. Conselheiro Furtado, 2007
E-mail. emufpa@ufpa.br
Tel. +55 (91) 3242-6233