md 5a9797d302f17

LOGO INS COR

download

YOUTUBE5 EM CIMA

PROJETOS CADASTRADOS EM 2018

PROJETOS CADASTRADOS EM 2019

ATELIÊ CONTEMPORRÂNEO – PIERROT LUNAIRE
Cibelle Donza - Coordenador
Carlos Pires - Colaborador  
Celson Gomes - Colaborador  
Cristian Brandão - Colaborador  
Resumo: O projeto tem como objetivo desenvolver atividades artísticas realizando performances de obras “clássicas” de compositores renomados do século XX e XXI, estimulando a pesquisa técnica específica exigida nesse tipo de repertório, bem como, contribuir para a difusão e formação de plateia através de ações didáticas, como concerto comentado e palestra específica sobre a obra, contribuindo para uma melhor fruição do ouvinte. Como primeira ação, o projeto objetiva realizar a obra: Pierrot Lunaire de Arnod Schoenberg no primeiro semestre de 2019.

 

CONCERTOS PARA BELÉM
Lucas Imbiriba - Coordenador
Resumo: O projeto consiste na realização de oficinas e recitais didáticos para comunidade local (Belém/PA), com o propósito de difundir o trabalho acadêmico e artístico realizado pelos professores e alunos do Curso Técnico de Violão da Escola de Música da UFPA. O projeto busca ainda garantir aos alunos em formação uma ampla experiência pré profissional e uma oportunidade de divulgar o repertório violonístico de reconhecidos autores do cenário local e nacional. O impacto deste projeto busca responder uma das diretrizes previstas no âmbito da extensão universitária, no que se refere à ampla interação sociocultural entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

 

QUARTETO DE CORDAS DA EMUFPA
Cristian Brandão - Coordenador
Celson Gomes - Colaborador  
Joziely Brito - Colaborador  
Rodrigo Santana - Colaborador  
Resumo: Neste ano o projeto vislumbra divulgar a música parauara, bem como, seus compositores - em especial os músicos da Família Fonseca - além de obras escritas e/ou arranjadas originalmente para a formação de quarteto de cordas, por meio de programas de recitais, gravações, acervos públicos e também pelo contato com os próprios membros da família desses compositores parauaras. Pretendendo-se ainda com esse projeto que a música parauara chegue às principais salas de concertos a nível nacional e internacional.

 

GROOVES DO PARÁ –  CARIMBÓ, LUNDU MARAJOARA E SAMBA DE CACETE
Walter Almeida - Coordenador
Carlos Pires - Colaborador
Resumo: O projeto Grooves do Pará – Carimbó, Lundu Marajoara e samba de Cacete propõe a produção de uma Cartilha contendo registro por meio de partituras para instrumentos de percussão e bateria dos Grooves (ritmos) de Carimbó, Lundu Marajoara e Samba de Cacete existentes no Estado do Pará, oriundos dos municípios de Marapanim, Soure, Santarém Novo, Salinópolis e Cametá. A execução do projeto prevê a realização dos registros da execução na forma “original” em que são executados nas diferentes regiões do Estado que serão transcritos para a percussão e adaptados para a bateria e editoradas com software específico. Pretende-se assim colaborar para o registro e difusão de parte do patrimônio musical paraense, contribuir para o acervo de publicações de materiais para Bateria e Percussão.

 

GRUPO DE PERCUSSÃO DA EMUFPA
Vanildo Monteiro - Coordenador
Resumo: O projeto objetiva propiciar o aperfeiçoamento acadêmico e artístico dos alunos e ex-alunos da Escola de Música da UFPA, bem como dos demais percussionistas do Estado do Pará. Nesse âmbito, almeja-se aprimorar o desenvolvimento técnico dos percussionistas envolvidos no projeto e garantir a ampla divulgação da literatura musical para percussão por meio de estudos das obras oriundas de compositores regionais, nacionais e internacionais.  

 

MATERIAL DIDÁTICO DE INSTRUMENTAÇÃO E ORQUESTRAÇÃO PARA ALUNOS DO CURSO DE COMPOSIÇÃO DA EMUFPA
Cibelle Donza - Coordenador
Resumo: O projeto propõe o desenvolvimento de um material didático para o ensino de instrumentação, que se valerá da utilização de TIC’s (Tecnologias da  Informação e Comunicação) em sua elaboração, como por exemplo, a utilização de exemplos audiovisuais, que proporcionarão ao aluno o acesso à experiência auditiva e visual dos exemplos e temáticas abordadas, portanto, uma experiência mais efetiva. O projeto prevê também a abordagem de técnicas expandidas e de instrumentos modernos, nem sempre contemplados em materiais de instrumentação tradicionais.

 

O ENSINO COLETIVO DA MÚSICA ATRAVÉS DO VIOLINO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL – UM ESTUDO NA UNIDADE ESPECIAL ESPECIALIZADA JOSÉ ÁLVARES DE AZEVEDO
Thais Carneiro - Coordenador
Resumo: Este projeto é resultado de inquietações e questionamentos dos professores da Escola de Música da UFPA diante das atuais políticas de inclusão social brasileiras. É com grande expectativa, que em 2019, realizaremos este projeto na Unidade Educacional Especializada José Álvares de Azevedo (Belém/PA), local especializado no atendimento de pessoas com deficiência visual interessadas em adquirir conhecimentos específicos para suas necessidades. O projeto pretende atender os alunos que frequentam as aulas nesta unidade, por meio de vivências musicais através da metodologia de ensino do violino para deficientes visuais.

 

OFERTA DE FORMAÇÃO MUSICAL PRÉ PROFISSIONAL E PROFISSIONAL ATRAVÉS DA EAD
Adalberto Teixeira  - Coordenador
Resumo: O projeto visa ofertar cursos de formação musical pré profissional e profissional teórica e instrumental por meio da modalidade de Educação a Distância (EAD) como proposta piloto na experimentação de uma nova metodologia para o desenvolvimento do ensino/aprendizagem da música utilizando uma plataforma virtual de aprendizagem – AVA/Moodle. Destacamos que esses cursos de formação musical estarão em consonância ao seguimento formativo estabelecido nas disciplinas ofertadas nos Cursos Livres e Técnico da Escola de Música da UFPA.

 

PRÁTICAS DE BIG BAND (EMUFPA JAZZ BAND)
Thiago Levy - Coordenador
Resumo: O projeto tem como objetivo principal oferecer o amplo acesso ao aprendizado da linguagem musical jazzística com seus códigos e o domínio interpretativo voltados para os instrumentos que integram a  “Big Band” (grupo instrumental que tem origem na “Era Swing” nos Estados Unidos), formado, na maior parte das vezes por: cinco saxofones, quatro trompetes, quatro trombones, guitarra, contrabaixo, piano e bateria.

 

RECITAIS LÍRICOS
Márcia Aliverti -  Coordenador
Adriana Azulay  - Colaborador
Resumo: O projeto consta de apresentações de música de câmera vocal realizadas por professores, alunos do núcleo de Canto Lírico da Escola de Música da UFPA, além de músicos convidados do cenário artístico paraense. Os objetivos do projeto visam produzir apresentações artísticas e estimular a performance de palco dos alunos de Canto Lírico nas principais salas, igrejas e teatros da cidade, bem como, o trabalho minucioso de formação de plateia.

 

SARAUPARAUARA: ENCONTROS MUSICAIS EM PRIMEIRA VISTA
Celson Gomes - Coordenador
Alexandre Contente - Colaborador
Cristian Brandão - Colaborador
Rodrigo Santana - Colaborador
Resumo: O projeto visa o desenvolvimento de atividades musicais de câmera, com o objetivo de possibilitar aos participantes, (alunos, professores, músicos e público em geral) conhecer parte do repertório musical paraense/parauara por meio da execução e apreciação musical “em primeira vista”. A execução e a divulgação de músicas de compositores paraenses, ocorrerá por meio do envolvimento e da participação de cantores e instrumentistas da EMUFPA em interação com músicos e público na forma de "sarau". O conhecimento do repertório proposto será alcançado pela prática de leitura de partituras à primeira vista e/ou audição de um material que poderá ser inédito e que poderão ser oportunizados aos participantes em uma prática musical em interação entre músicos. 

 

SONGBOOK DA MÚSICA POPULAR PARAENSE
Adelbert Carneiro - Coordenador
Carlos Pires - Colaborador  
Resumo: O projeto propõe o registro das principais composições de artistas da música popular paraense produzida no Estado do Pará. O registro ocorrerá por meio de partituras em formato lead sheet, incluindo a linha melódica com letra e cifra. O projeto pretende registrar e difundir o patrimônio musical paraense em um suporte diferenciado garantindo assim o amplo acesso da produção musical paraense. O projeto colabora ainda para a formação dos estudantes de música e para a atividade musical dos que já são profissionais, proporcionando o acesso ao repertório produzido na região, incentivando o conhecimento e a execução das obras feitas por compositores e letristas paraenses.

 

UFPA CELLO ENSEMBLE
Cristian Brandão - Coordenador
Resumo: A Escola de Música da UFPA desenvolve um papel significativo na formação musical de seus discentes através de grupos consolidados dentro das atividades propostas nos Cursos Técnicos e Projetos de Extensão. O UFPA Cello Ensemble inicia em 2019 sua temporada de concertos em parcerias com grupos musicais de vários gêneros sem perder a essência da formação tradicional. O referido grupo mantém a proposta de colocar em prática todos os elementos aprendidos nos laboratórios de performance, aliando-se a isso, a difusão do repertório para violoncelo no cenário musical paraense por meio de concertos didáticos.

 

Portaria nº 152 - 2018 - ICA - Composição dos Membros das Câmaras de Pesquisa e Extensão
Resolução nº 32 - EMUFPA - Cria Coordenação de Pesquisa & Extensão - 29 de março de 2018
Resolucao nº 33 - EMUFPA - Regulamenta - Câmaras Ensino Pesquisa Extensão - Biênio jan 2018 a dez 2019
Resolução nº 4918 de 25 Abril 2017 - Concessão Carga Horária Ensino Pesquisa e Extensão

ufpa

 

ESCOLA DE MÚSICA DA UFPA

End. Av. Conselheiro Furtado, 2007, Cremação, Belém, PA, Brasil
CEP: 66040-100
E-mail. secexec.emufpa@gmail.com
Tel. +55 (91) 3201-8724