md 5a9797d302f17

LOGO INS COR

download

YOUTUBE5 EM CIMA

Chega à quinta edição da competição que elege semestralmente a melhor banda de alunos da Escola de Música da UFPA. A Batalha das Bandas, que já ocorreu em espaços como Centro de Eventos Benedito Nunes (Hangarzinho), São José Liberto, Vadião e acontecerá pela primeira vez no Teatro Universitário Cláudio Barradas, com o objetivo de alcançar maior interação com a Escola de Teatro e Dança e outros públicos. O espetáculo contará com a participação de quatro concorrentes, as bandas SER Pai D’egua, NO BAND: Mais que um som, Zoe e Banda Hus Manos Music, as quais irão tocar repertório variado, incluindo música pop internacional, música brasileira e paraense.

Para avaliar as apresentações musicais, já foi escalado um time de profissionais da música, com destacada atuação no cenário da música popular de Belém. São empresários, músicos, cantores e produtores que estarão atentos aos aspectos técnicos e interpretativos das performances. Embora levantar o troféu seja o objetivo maior dos participantes, o Prof. Adelbert Carneiro, que coordena o projeto e o colegiado de música popular da EMUFPA, entende que o valor maior está no processo de realização. “É importante ressaltar que a competição é a culminância semestral do curso de música popular e traz pro aluno uma condição profissional, através de uma estrutura de palco, sonorização, iluminação, juri técnico, apresentação ao vivo”, garante o professor.

Certamente, em uma competição musical realizada em ambiente universitário não é apenas a opinião dos jurados que importa, a participação do público com aplausos e torcida é de grande importância, motivo pelo qual as bandas já iniciaram suas campanhas nas redes sociais.

Curso técnico de Música Popular

A Escola de música é a primeira instituição do norte do país a ofertar a formação técnica de nível médio em música popular. Atualmente, são atendidos os instrumentos bateria, contrabaixo elétrico, piano, violão e canto popular. Os cursos estão entre os mais procurados da instituição no momento, especialmente o de canto, que chega a receber centenas de inscrições nos processos seletivos, os quais acontecem no encerramento de cada ano letivo.

A contrabaixista e cantora paraense Camila Barbalho é concluinte da primeira turma do curso de música popular. Por haver convivido com colegas vindos de realidades musicais totalmente diferentes da sua (igrejas, bandas marciais, outros), assim como professores cujas produções musicais já conhecia e admirava, além de ter explorado repertórios e práticas musicais novas no seu cotidiano, como orquestra e Big Band, Camila afirma ter vivido uma experiência transformadora. "Foi na Escola que eu entrei em contato com universos com os quais nunca dialoguei antes”, afirma a artista.

Serviço

V Batalha das Bandas da EMUFPA

Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas - TUCB (Rua Jerônimo Pímentel, nº 546)

Data: 13 de Junho

Horário: 17h

Cartaz 

 

 

Texto: Isac Almeida

Adaptação: Hanna Condurú

 

ufpa

 

ESCOLA DE MÚSICA DA UFPA

End. Av. Conselheiro Furtado, 2007, Cremação, Belém, PA, Brasil
CEP: 66040-100
E-mail. secexec.emufpa@gmail.com
Tel. +55 (91) 3201-8724