A Escola de Música da Universidade Federal do Pará informa, a quem interessar, que está empenhada em manter todos os cuidados necessários, conforme as instruções oriundas da Administração Superior da UFPA, por sua vez orientada por grupo de trabalho específico de avaliação da Pandemia de COVID-19 composto por cientistas, professores e técnicos, para garantir que as suas atividades ocorram sempre da forma mais segura possível e com o menor prejuízo para a saúde e para as atividades acadêmicas de todas/todos.

Entendemos que os tempos são extremamente difíceis, com perdas pessoais e institucionais enormes e grande pressão sobre a saúde emocional e mental da maioria de nós. Em momentos como este, especialmente no Brasil, onde discussões intermináveis têm sido realizadas por vezes sem levar em consideração as evidências científicas, entendemos que haverá divergências e que nenhum cenário será unanimemente considerado ideal.

Neste contexto, é preciso afirmar com clareza que, como parte de uma Instituição Federal de Ensino Superior, posicionamo-nos a favor daquilo que a ciência nos tem apresentado de maneira objetiva, razão pela qual não deixaremos de defender a vacinação ampla e rápida, as medidas de distanciamento social, o uso de máscaras adequadas, a constante lavagem das mãos com água e sabão ou o uso de álcool em gel, a proibição de aglomerações, o desenvolvimento de atividades remotas enquanto for necessário e outras medidas.

Naturalmente isso traz frustração para muitas/muitos, inclusive para nós docentes e técnicos, que desejaríamos estar atuando em nosso ofício presencialmente, em contato direto com nossas/nossos alunas/alunos, usufruindo da alegria do compartilhamento dos espaços para a realização das atividades musicais, o que infelizmente é impossível neste momento. Nenhuma frustração ou contrariedade individual pode, porém, sobrepor-se ao interesse coletivo enquanto o princípio de atuação na UFPA for a solidariedade entre os seres humanos e o reconhecimento de todos os direitos que assistem a todas as pessoas.

Diante disso, solidarizamo-nos com todas/todos as/os que têm perdido pessoas queridas, com todas/todos as/os que têm sofrido de maneiras tão diversas com toda a situação atual, situação que tem separado famílias, encerrado futuros, comprometido potenciais e que nos coloca nos limites da nossa resistência, e afirmamos, com toda a clareza, que a atuação da Escola de Música da UFPA é e será sempre pelo direito de todo o ser humano, sem qualquer distinção, à vida, à saúde e à arte!

2023 Escola de Música da UFPA | Todos os direitos reservados.