De 07 de agosto a 02 de setembro a Escola de Música da UFPA promove a III Mostra de Violoncelos do Pará. A cada edição o evento consolida sua importância no cenário artístico-cultural paraense promovendo palestras e masterclasses para a estudantes e profissionais, além de concertos gratuitos à toda a comunidade, em espaços como Auditório da EMUFPA, Sala de concertos do Arte Doce Hall, Sala Ettori Bósio, Teatro do Museu do Estado do Pará, Museu da UFPA e Capela do São José Liberto. O evento foi um dos vencedores do “VI Prêmio Proex”, promovido pela Pró-reitoria de Extensão da UFPA, em 2017.

Com carreiras consolidadas como concertistas e professores em festivais internacionais, os renomados violoncelistas Antônio Del Claro, Diego Carneiro e Fábio Presgrave irão ministrar os masterclasses e as palestras. A III Mostra conta também com a participação dos violoncelistas Kalyne Valente e Bruno Valente, além da colaboração dos professores da EMUFPA Adriana Azulay (piano), André Gaby (piano), Miguel Campos Neto (regência) e Rodrigo Santana (viola).

Na programação artística atuarão os seguintes grupos: Orquestra Sinfônica Paulo Keuffer, Orquestra Jovem Vale Música, UFPA Cello Ensamble, Ver-o-Cello, Quarteto de cordas da EMUFPA, além de um grupo de violoncelos que será formado durante a realização do evento.

Parcerias

Nesta edição a Mostra conta com o apoio de duas importantes escolas de música da região, a Fundação Amazônica de Música (FAM) e o Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). “Além da cessão de espaços e empréstimos de materiais, a parceria dá um peso maior ao evento, reforça a ligação entre as três instituições e possibilita uma interação muito positiva entre os alunos” destaca o Prof. Cristian Brandão, coordenador geral do evento.

Vale ressaltar também o apoio da Aliança Francesa de Belém. O concerto “Cello Francês”, em homenagem aos compositores franceses - Barrière a Debussy, contará com a presença do cônsul Sérgio Galvão e da diretora da AF de Belém, Maiwenn Le Nedellec. O luthier paulista André Amaral também se tornou parceiro da III Mostra através da valiosa doação de um arco de violoncelo, em benefício da aluna Valquíria Miranda (Curso Livre da EMUFPA), a qual irá se apresentar no concerto do dia 25/08, sob regência do maestro Antônio Del Claro.

A III Mostra de Violoncelos do Pará também recebe apoio do Museu da UFPA, Museu do Estado do Pará, Espaço Cultural São José Liberto, Museu Emilio Goeldi e Doceria Doce de Ver.

III Mostra de Violoncelos do Pará

De 07/08 a 02/09 de 2018

Locais: Auditório da EMUFPA, Sala de concertos do Arte Doce Hall, Sala Ettori Bósio, Teatro do Museu do Estado do Pará, Museu da UFPA e Capela do São José Liberto.

Informações: site do evento

2023 Escola de Música da UFPA | Todos os direitos reservados.