Para os que buscam a formação profissional na área da música em Belém, está aberta uma nova oportunidade. Através de Edital de seleção pública, a Escola de Música da UFPA oferece 286 vagas para cursos técnicos de nível médio em instrumento musical, canto e composição e arranjo. Os cursos são presenciais e as novas turmas terão início no início de 2018, mas a seleção acontecerá ainda em dezembro deste ano. Os interessados devem ter habilidade de executar o repertório musical exigido no instrumento pleiteado, vocalmente, ou demonstrar competência em teoria musical (composição e arranjo). Todas as informações sobre conteúdo das provas se encontram detalhadamente descritas em um dos anexos do Edital.

Os cursos técnicos da EMUFPA têm duração de 2 anos, um total de 800 horas-aula. Os candidatos têm a opção de escolher entre os cursos mais tradicionais, voltados para a preparação de intérpretes de música erudita (piano, violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, trompete, trombone, percussão, canto lírico, canto coral, outros), cursos de formação em música popular (canto, violão, teclado, contrabaixo, bateria, metais), ou ainda o mais recente curso técnico da instituição, composição e arranjo, que terá a sua primeira turma em 2018. Sobre este último, vale informar que, assim como o curso técnico em canto - habilitação em canto coral, irá acontecer no turno da noite.

O Processo Seletivo da EMUFPA acontece em duas etapas. No entanto, a primeira só é aplicada nos casos em que a concorrência ultrapasse a média de 5 candidatos por vaga. Neste caso a análise constará de um vídeo enviado pelo candidato. A segunda etapa, válida para todos os outros casos, é presencial e integralmente prática. Só haverá prova escrita para os candidatos ao curso de composição e arranjo.

O professor André Gaby, coordenador de Ensino da EMUFPA, destaca alguns pontos que não podem ser negligenciados pelos candidatos antes e durante a seleção. “É importante os candidatos estarem atentos aos conteúdos das provas, porque muitas vezes as pessoas se inscrevem achando que é um curso de iniciação, e não é. É necessário também que o candidato esteja atento ao calendário do que irá acontecer durante o processo e ao horário de fechamento dos portões, que consta no Edital e cartão de inscrição.”

Isenção e cotas

A seleção da EMUFPA garante a possibilidade de isenção da taxa de inscrição e o sistema de cotas, seguindo as mesmas regras do Processo Seletivo da UFPA. Cabe ao candidato observar todas as exigências para estes casos. Por exemplo, para ser isento da inscrição é necessário ter estudado integralmente na escola pública, ou ter sido bolsista em escola da rede privada, durante toda a formação do ensino fundamental.

Uma novidade deste ano é a inclusão da cota para pessoas com deficiência (PcD), atendendo às exigências da legislação (Lei nº 13.409, de 28/12/2016; Decreto nº 9.034, de 20/04/2017). Desse modo, os candidatos que se declaram PcD irão concorrer dentro do sistema de cotas para alunos da rede pública de ensino, tal qual os candidatos que se autodeclaram indígenas, pretos ou pardos.

Edital do PS da EMUFPA: ceps.ufpa.br

Período de inscrição: 27/11 a 03/12 de 2017