O extenso e curioso título “Sarauparauara”, que dá nome à Mostra musical e ao Projeto de Extensão que abarca diversas ações na Escola de Música da UFPA (entre elas, a própria Mostra), não poderia ter sido melhor escolhido. Quase um trava língua, a palavra agrega ao mesmo tempo o sentido de um evento cultural que reúne pessoas para fazer atividades recreativas (como ouvir música, recitar poesia, conversar), e também a valorização da produção musical feita por compositores paraenses, portanto, música parauara. Congregando alunos, professores, músicos de diversos instrumentos e apreciadores, os encontros acontecem regularmente, possibilitando a leitura e a o aperfeiçoamento interpretativo de obras musicais, num descontraído clima de sarau.

Vez por outra a produção dos saraus é organizada em formato de recital e trazida ao grande público através das Mostras. Nestas apresentações, já foram homenageados compositores paraenses como Luiz Pardal, Altino Pimenta, Marcos Quintino Drago, José Agostinho da Fonseca, Wilson Fonseca, Vicente Fonseca, Yuri Guedelha, Elienay Carvalho, André Gaby e José Maria Bezerra. Na próxima Mostra, além de alguns dos já citados, estará em destaque Adamor do Bandolim, importante personalidade do choro paraense.

Nascido num ambiente musical acadêmico, onde tradicionalmente á valorizada a música erudita ocidental, o Projeto Sarauparauara a princípio trabalhava com compositores paraenses mais próximos de tal realidade. No entanto, foi ampliando sua atuação e trazendo para o ambiente formal de ensino outras tradições musicais, como o carimbó, a marujada e o choro. “A proposta dessa apresentação é exatamente essa: trazer o Gente do Choro e o Adamor do Bandolim para aproximar essas práticas musicais à nossa vivência acadêmica cotidiana. Quanto mais nós pudermos tornar dinâmica essa aproximação com a nossa própria cultura, mais interessante e rica fica a formação dos nossos alunos”, destaca o Prof. Dr. Celson Gomes, coordenador do Projeto.

Reativação da CameratAmazônica

Uma das novidades que o público poderá conferir na Mostra a ser realizada é a reativação da CameratAmazônica, grupo de cordas composto por professores e alunos da EMUFPA, além de convidados, que foi bastante atuante entre os anos de 2003 e 2005 em Belém. Igualmente com a premissa de divulgar a música produzida na região e levá-la a diversos palcos, a CameratAmazônica atuou ao lado de diversos artistas paraenses, entre eles Nilson Chaves, Andréia Pinheiro e Fafá de Belém. Está previsto para acontecer ainda neste semestre três shows em parceria com a cantora Dayse Addario.

Mostra Sarauparauara

Dia 13 de Setembro (quinta-feira)

Local: Igreja de Santo Alexandre - Praça Fr. Caetano Brandão, s/n, Cidade Velha.