No último dia 02 de outubro foi lançado o Edital de seleção para os cursos técnicos da Escola de Música da UFPA. Ao todo, são 287 vagas para cursos presenciais, divididos nas seguintes categorias: Técnico em Instrumento Musical (orquestra sinfônica e música de câmara, banda sinfônica, música popular, piano e violão); Técnico em Canto (canto coral, canto lírico e canto popular); Técnico em Composição e Arranjo. As vagas estão disponíveis para os turnos da manhã, tarde e noite. A novidade deste ano é a oferta do curso de Composição e Arranjo no turno manhã.

Os cursos técnicos da EMUFPA são profissionalizantes de nível médio, portanto é necessário que o estudante esteja cursando (modalidade concomitante) ou já tenha cursado (subsequente) o Ensino Médio. É importante destacar também que os cursos não são voltados para iniciantes no estudo/prática de um instrumento musical ou canto, os candidatos deverão ter domínio sobre os conteúdos das provas, os quais podem ser conferidos no Anexo II do Edital. Para os interessados em começar o aprendizado de um instrumento ou de técnica vocal existe o curso livre de música, cujo Edital é lançado no início de cada semestre.

A estrutura dos cursos é organizada para que aluno frequente a Escola numa média de 3 a 4 dias letivos durante a semana, facilitando a permanência de alunos em idade escolar e também os que desempenham atividade profissional. É possível também a flexibilização de horários, permitindo que o estudante curse disciplinas em outro turno, paralelo ao que está matriculado.

Programa de Auxílio Estudantil

Embora todos os cursos oferecidos atualmente pela EMUFPA sejam presenciais, alunos do interior do Estado já têm a perspectiva de estudar em Belém com o financiamento do Programa de Auxílio Estudantil, divulgado através de Edital anual. O Programa concede bolsas de permanência e bolsas de moradia (caso o estudante tenha a possibilidade de se transferir para a capital), havendo a possibilidade de acúmulo dos dois. “Recentemente começamos a implantar a modalidade de auxílio emergencial, com uma seleção mais veloz e dinâmica, na qual o estudante tem a condição de iniciar o seu curso recebendo o auxílio até que o Edital seja lançado, quando ele poderá participar e confirmar sua bolsa”, garante o Prof. André Gaby, coordenador dos cursos técnicos da EMUFPA.

Acesse aqui  o Edital do Processo Seletivo 2019