DSC 0055 cópia

Professores Adalberto Teixeira, Cibelle Jemima, Carlos Pires e Adriana Azulay (esquerda pra direita) no corte do laço do Laboratório de Composição musical.

Conectada com as novas possibilidades pedagógicas e de criação artística mediante o uso de ferramentas tecnológicas em constante processo de evolução, a Escola de Música da UFPA inaugurou no último dia 23 de maio os laboratórios de Informática e de Composição musical. Houve uma cerimônia no Auditório da instituição com apresentação musical e posterior convite para que os participantes conhecessem os novos espaços. No mesmo evento foi lançado o site da EMUFPA, importante meio de comunicação virtual através do qual a Escola passou a divulgar suas ações à todo público interessado.

Os novos laboratórios reforçam o pioneirismo da instituição em relação ao uso de novas tecnologias aplicadas ao ensino de música e à produção musical, na região. O laboratório de informática possui 12 máquinas que, além de programas básicos para acesso à internet e aplicativos de escritório, estão equipadas com programas de edição de partitura. Para Romulo Castro, técnico de Tecnologia da Informação da EMUFPA, o espaço “permite que o computador possa ser utilizado como ferramenta pedagógica, incentivando o processo de ensino e aprendizagem em música”.

O laboratório de Composição musical foi criado pra atender principalmente às demandas do curso técnico em Composição e Arranjo musical, iniciado este ano pela EMUFPA. O espaço possui 6 estações de trabalho, cada uma contendo monitor, CPU, placa de áudio, teclado controlador e fones de ouvido. A professora Cibelle Jemima, coordenadora do curso, destaca a ampliação de possibilidades sonoras através dos recursos tecnológicos do laboratório, o que prepara o aluno de composição musical para as exigências do mercado e do campo artístico atual. “Com a evolução da História da Música foi-se escrevendo música não só para os instrumentos acústicos, mas também para ruídos e outros timbres, tanto sintéticos (simulação de instrumentos já existentes), quanto realmente eletrônicos, os quais não existem na natureza. Pensamos em um aluno que se forme para ser um compositor dos dias de hoje”, argumenta a professora.

Site institucional

Com uma proposta visual leve e moderna que faz referência à identidade visual da instituição, o site da EMUFPA busca ser um canal de informações sobre a Escola, comunicando acerca dos cursos oferecidos (livres e técnicos), projetos de pesquisa e extensão, corpo docente, estrutura de gestão, programação artística, editais de auxílio estudantil, além de entrevistas com destaque a alunos e professores. Para o professor Isac Almeida, responsável pela concepção e pelo gerenciamento dos conteúdos, “o site irá atenderá tanto o público interno, ou seja, alunos, professores e técnicos, quanto externo, que são as instituições parceiras, apoiadores, apreciadores de espetáculos e potenciais estudantes”. O site irá trabalhar em parceria com os perfis da instituição em redes sociais, que já estão consolidados há mais tempo. O webdesign Leandro Machado, da Plug Comunicação, assina a implementação do site.