Com uma vasta oferta de recitais e shows gratuitos, a Escola de Música (EMUFPA) do Instituto de Ciências das Artes (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) irá realizar, no período de 29 de novembro a 14 de dezembro, a 45º edição do Encontro de Arte (Enarte). O evento tem como objetivo mostrar a produção artística e acadêmica da Escola de Música em locais abertos ao público.

Os encontros serão realizados no Auditório da EMUFPA, no Espaço São José Liberto, no SESC Boulevard, no Auditório da igreja Messiânica, no convento dos Mercedários e no Teatro Margarida Schivazappa. A mostra é uma oportunidade para a comunidade conhecer os resultados da produção acadêmica da Escola de Música, que envolve as áreas da educação musical, musicologia, execução musical e composição musical.

Segundo o Diretor da EMUFPA, Professor Carlos Pires, coordenador do evento, realizar o encontro também  proporciona um crescimento profissional e acadêmico para os alunos. “Ao promover a mostra da produção artística e acadêmica, o Enarte também contribui para a formação dos estudantes, ao proporcionar o encontro com o público que poderá assistir aos diversos recitais, contribuindo também para a formação de plateia”, afirma.

Programação - Este ano a programação traz 33 atrações com um repertório variado, seja na música erudita ou popular de grupos formados por professores e alunos dos cursos técnicos de instrumento e canto, cursos livres de música de instrumento e canto e projetos de extensão da Escola. O evento será composto ainda por apresentações de comunicações científicas sobre Projetos de Pesquisa e Extensão realizados durante o ano de 2018.

Para o coordenador, promover os encontros permite uma expansão dos horizontes musicais. “A música é uma arte de performance e com um caráter iminentemente coletivo. Logo, o primeiro ponto de importância é possibilitar ao artista a realização da performance para a qual desenvolve.”, afirmou Carlos Pires.

Inscrição - O Enarte, como consiste basicamente na realização de apresentações artísticas, não exige inscrições. Basta acessar a programação no site da Escola de Música da UFPA e assistir ao que interessar. Os instrumentistas de percussão e cordas que desejem participar da III Mostra de Percussão da EMUFPA ou do III Encontro de Cordas devem entrar em contato com os organizadores dos eventos, professores Vanildo Monteiro (Percussão), Rodrigo Santana e Joziely Brito (Cordas).

Haverá certificação das atividades desenvolvidas na Mostra de Percussão, do Encontro de Cordas e do professor Barry Ford. A carga horária poderá ser consultada com os organizadores do evento.

FOLDER 02

Serviço:
45º Encontro de Arte  (Enarte)
Data:  29 de novembro a 14 de dezembro. Abertura Oficial no dia 03/12/2018, as 18 horas, no Auditório da EMUFPA.
Local das apresentações: Auditório da EMUFPA, Espaço São José Liberto (Capela e Coliseu), SESC Boulevard, Auditório da Igreja Messiânica, Convento dos Mercedários e Teatro Margarida Schivazappa.

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA.

2023 Escola de Música da UFPA | Todos os direitos reservados.