O Encontro de Cordas da Escola da Música da UFPA, a se realizar no período de 10 a 14 de dezembro de 2018, atuará com o compromisso de criar oportunidade de desenvolvimento de aspectos técnico e interpretativos, com o objetivo de buscar aperfeiçoamento de jovens e adultos atuantes na área do estudo de instrumentos de cordas friccionadas. Entende-se que promover ações que estimulem o aperfeiçoamento técnico, interpretativo e social seja de grande importância no preparo de músicos dentro de uma sociedade com diferentes perfis culturais. Para isso, serão ofertados masterclass, prática orquestral e palestras.

Na edição de 2018, teremos como convidados Paulo Bosísio (Violino), Carlos Mendes (Violino), Dhyan Toffolo (Viola) e Marcelo Salles (Violoncelo), todos atuantes no Quarteto Bosísio (RJ). Além dos integrantes do quarteto Bosísio, também teremos como regente convidado o professor Barry Ford (USA), o qual atuará a frente da orquestra do encontro. Este evento está inserido como uma das programações do 45º Encontro de Artes de Belém.

1. Masterclass

Serão ofertados masterclass de violino, viola, violoncelo e música de câmara para alunos de contrabaixo nos dias 10 e 11 de dezembro de 2018, das 16h às 19h.

1.1 Sobre Vagas

Cada candidato(a) deverá indicar no formulário de inscrição para qual professor gostaria de pleitear uma vaga. Após a indicação, o candidato irá disputar uma vaga somente para o professor escolhido, não cabendo contra argumentar qualquer direito de participação em outro masterclass.

PROFESSOR

INSTRUMENTO

Paulo Bosísio

Violino

Carlos Mendes

Violino

Dhyan Toffolo

Viola

Marcelo Salles

Violoncelo

Marcelo Salles

Contrabaixo

05

Caso haja um número menor de candidatos inscritos, todos serão automaticamente classificados.

1.2 Inscrições

Público-alvo: Alunos de Cordas Friccionadas

Idade: A partir dos 15 anos

Período de Inscrição: 00h de 3/12/18 as 23h de 5/12/18

Todas as inscrições que forem efetuadas fora do período e horário serão automaticamente descartadas. Sobre a natureza da inscrição, todos os candidatos que pleitearão o direito de disputar uma vaga deverão realizar inscrições online através do link disponibilizado no final desta chamada e estar de acordo com as especificações desta chamada. Todas as informações são obrigatórias assim como a indicação do link para visualização do vídeo.

A inscrição se dará somente por meio virtual, SEM POSSIBILIDADES DE INSCRIÇÃO PRESENCIAL, sendo que a Escola de Música da UFPA e a Coordenação do evento não se responsabilizam por inscrições incorretas (incompletas, com dados equivocados, etc.) ou feitas por terceiros. A responsabilidade pela inscrição e informações contidas no formulário são de inteira responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, não cabendo recurso.

Cada candidato só terá direito a pleitear uma vaga dentre as cinco possibilidades de masterclass ofertadas. Caso haja mais de uma inscrição com o mesmo nome para diferentes professores, prevalecerá a primeira inscrição. A inscrição do candidato implica na aceitação das normas para o masterclass contidas nos comunicados, nesta chamada e em outros que vierem a ser publicados.

1.3 Sobre o vídeo

Como forma de seleção o candidato(a) deverá indexar a inscrição um link referente a um vídeo de até cinco minutos, onde o mesmo apareça tocando uma peça de livre escolha. A peça escolhida para gravação do vídeo deverá ser a mesma apresentada no masterclass. O candidato poderá utilizar qualquer plataforma de compartilhamento (Youtube, Vimeo, DailyMotion e etc.) para cadastrar seu vídeo, desde que o link disponível seja válido e a visualização aberta ao público.

A Coordenação do evento não se responsabiliza por links enviados incorretamente com descritores incompletos.

1.4 Sobre a Seleção

A seleção dos vídeos será feita pelo corpo docente de cordas friccionadas da Escola de Música da UFPA nos dias 6 e 7 de dezembro de 2018.

1.5 Sobre o Resultado

A previsão de divulgação do Resultado no dia 8 de dezembro de 2018 as 12h, nas redes sociais oficiais da Escola de Música da UFPA (site e facebook).

2. Orquestra

Todos os candidatos classificados para o masterclass estarão automaticamente classificados para atuar na Orquestra do II Encontro de Cordas da EMUFPA, sob a regência do Maestro convidado Barry Ford (USA). Caso algum candidato não seja classificado para os masterclass, este também poderá ser convidado a preencher uma vaga na orquestra do encontro levando em consideração seu desempenho no vídeo. Os ensaios ocorrerão no período de 10 a 13 de dezembro de 2018, das 14h às 16h, no auditório da Escola de Música da UFPA. Para ter direito ao certificado e a participação no recital final da orquestra o candidato deverá ter no mínimo 75% de frequência. O concerto da Orquestra do Encontro de Cordas da EMUFPA será dia 14 de dezembro de 2018, as 19h, na Igreja Messiânica. O ensaio geral será realizado no mesmo dia do concerto com horário a definir pela coordenação do evento.

3. Palestra

Público-alvo: Alunos e profissionais de Cordas Friccionadas

Palestrante: Paulo Bosísio

Tema: Os Dois Instrumentos

Dia:14 de dezembro de 2018

Local: Auditório da Escola de Música da UFPA.

3.3 Inscrição

Período: 00h de 3/12/18 as 23h de 5/12/18

Todas as inscrições que forem efetuadas fora do período e horário serão automaticamente descartadas. As inscrições online serão necessárias para emissão de certificados, preparação de lista de frequência e organização de infraestrutura. As inscrições deverão ser realizadas online através do link disponibilizado no final desta chamada.

Link de inscrição Masterclass aqui.

Link de inscrição Palestra aqui.