UFPA realiza II Encontro Internacional de Música

De 25 a 29 de junho e 04 de julho acontecerá o II Encontro Internacional de Música da UFPA, o evento irá trazer palestras, oficinas, cursos, masterclasses, além de recitais e shows que envolverão alunos e professores da EMUFPA e de outras instituições. Cinco professores externos foram convidados para participar, Leo Saguiguit (Universidade do Missouri - Saxofone), Barry Ford (Universidade do Missouri - Regência e Composição musical), Cleber Campos (UFRN - Bateria), Vilson Zattera (UNICAMP - Inclusão) e Lia Braga (UEPA - Pesquisa em Música). 

Grande parte da programação do evento acontecerá na Escola de Música, durante o dia, quando serão realizadas as atividades acadêmicas. À noite haverá os recitais e shows em diversos espaços culturais da cidade: Theatro da Paz, Igreja de Santo Alexandre, Centro de Eventos Benedito Nunes, Museu da UFPA, SESC Boulevard e Teatro do SESI. 

O ENIM tem o objetivo de crescimento técnico e artístico dos estudantes bem como o desenvolvimento musical da região. Para o professor Carlos Pires, coordenador do evento, todos os grandes eventos da EMUFPA possuem o mesmo compromisso: “Há uma proposta de ampliação da visão sobre Música a partir dos temas tratados a cada ano nos diversos eventos, permitindo que nossos estudantes (e os que desejarem participar) possam perceber que o universo musical é muito maior e mais abrangente do que a execução de um instrumento musical ou do canto, ainda que a formação do instrumentista e do cantor sejam o principal foco de atuação da Escola”. 

A programação completa do II ENIM pode ser encontrada no site do evento, no qual também é possível realizar a inscrição. Todos os participantes terão direito a certificado, desde que seja cumprida a frequência mínima exigida.

Cooperação Internacional 

Em sua segunda edição, o ENIM consolida a parceria entre a UFPA e a University of Missouri (EUA). As duas instituições efetivaram a cooperação por meio da assinatura de um memorando de entendimento em 2017. Através do referido acordo alunos e professores da Escola de Música da UFPA podem realizar intercâmbios e estudos na Universidade do Missouri, além disso, a vinda de professores da UM possibilita o aperfeiçoamento técnico e interpretativo dos estudantes de Belém, através de eventos como o ENIM e o Encontro de Artes, que acontece em dezembro. 

No início de 2018 dois professores da EMUFPA estiveram em Missouri realizando intercâmbio de curta duração, e ainda para este ano, está previsto o lançamento de um edital que irá prover suporte financeiro para que alunos da Escola de Música realizem temporadas de estudo na mesma universidade. 

 

Serviço

II Encontro Internacional de Música da UFPA

De 25 a 29 de junho e 04 de julho

Locais: EMUFPA, Theatro da Paz, Igreja de Santo Alexandre, Centro de Eventos Benedito Nunes, Museu da UFPA, SESC Boulevard e Teatro do SESI

Inscrições e Programação: https://www.enim-ufpa.com

2023 Escola de Música da UFPA | Todos os direitos reservados.