PROJETOS CADASTRADOS EM 2017

A Ordem das Mercês e a prática do Canto Chão no Pará – História, Paleografia, Pedagogia e Propostas Interpretativas.

André Alves Gaby – coordenador

Resumo:  O projeto de pesquisa se situa na subárea da Musicologia e tem como objetivos: 1- Estudar a ligação, bem como as mudanças históricas da ordem mercedária paraense com as práticas medievais fundacionais estabelecidas por Pedro Nolasco (fundador da Ordem das Mercês) e seus seguidores; 2- Investigar as origens paleográficas da compilação Rituale Rituale/Sacri, Regalis, AC Militaris Ordinis/ B.V. Mariae Mercede/Redemptionis Cativorum/ad usum/Fratum Ejusdem Ordinis/Congregacione Magni Paraensi commorantium/jussu/R.P. Praedicatoris Fr. Joannis da Veiga/in Civitate Paraensi ejusdem Ordinis Commendatoris ela-/boratum, & lucem editum; 3- Investigar a possível interpretação musical de época dos cantos contidos no Rituale; 4- Investigar a biografia de João da Veiga, autor do Rituale. Quanto à metodologia, trata-se de pesquisa sobre os mercedários e sua relação com a prática do canto chão no Pará. É uma iniciativa multidisciplinar que envolve conhecimentos de História, Historiografia, Paleografia de manuscritos gregorianos, Pedagogia e Educação Musical, Interpretação Musical. 

 

A formação trio piano, contrabaixo e bateria no jazz e na música instrumental brasileira

Isac Rodrigues de Almeida - coordenador

Adelbert Rodrigues Santana Carneiro – colaborador

Walter da Silva Almeida - colaborador

Resumo: Este projeto propõe uma investigação em torno da formação trio composta por piano, contrabaixo acústico e bateria, nos âmbitos do jazz e  da  música instrumental brasileira. A partir da pesquisa bibliográfica, da apreciação  de registros áudio e/ou visuais  e entrevistas com músicos, pretende-se fundamentar bases teóricas para a criação de um grupo  artístico composto  por docentes da Escola de Música  da UFPA, que tenha como premissa o desenvolvimento  de ações didáticas visando a divulgação da formação trio e sua importância nos referidos gêneros musicais. 

 

Quarteto de cordas da EMUFPA

Cristian de Paula Brandão - coordenador

José Agostinho Fonseca Junior - colaborador

Celson Henrique Sousa Gomes - colaborador

Rodrigo Santana de Souza - colaborador

Resumo: O projeto de pesquisa em questão se propõe a investigar a relação intérprete-compositor, na performance de obras inéditas para quarteto de cordas produzidas dentro do laboratório de composição da EMUFPA, no qual a pesquisa será desenvolvida. Desse modo, o projeto pretende contribuir para a formação de um banco de partituras para o acervo bibliográfico da Escola de Música da UFPA, bem como deixar registros documentais através de programas de concertos, trabalhos científicos pesquisados e elaborados pelo grupo e gravações (áudios e/ou vídeos) para serem utilizadas em futuras pesquisas.

 

Arranjos de Canções Populares para Violão

Lucas Cesar de Oliveira Imbiriba - coordenador

Resumo: O projeto exalta a importância da criação de material didático diferenciado para aplicação nas aulas do Curso Técnico de Violão Popular da EMUFPA. Como se trata de um curso novo, a proposta de pesquisa vislumbra a investigação, na criação de canções que possam ser executadas tanto solo quanto em grupo, como forma de aperfeiçoamento técnico dos alunos do curso técnico de violão popular. A proposta também vislumbra a criação de vídeo aulas que serão publicadas em uma rede social específica, como mecanismo facilitador nos estudos em casa, além de divulgar os trabalhos desenvolvidos na classe de violão popular da EMUFPA. Com ênfase principal na elaboração de material didático, existe uma preocupação na pesquisa de técnicas de aprimoramento da performance do violão popular, além da catalogação de material bibliográfico como fonte de respaldo as criações.

 

Criação de Peças Didáticas para aulas Coletivas de Violino Infantil

Joziely Carmo de Britto - coordenador

Alexandre Lucas do Carmo Contente - colaborador

Cibelle Jemina Almeida Donza - colaborador

José Agostinho Fonseca Junior - colaborador

Carlos Augusto Vasconcelos Pires - colaborador

ResumoO projeto se propõe a disponibilizar material didático pedagógico autoral a ser trabalhado nas aulas coletivas de violino infantil da EMUFPA, na faixa etária de 6 a 9 anos. Justifica-se pela escassez de material didático para violino voltado para o público infantil. Nesse sentido, trata-se de uma iniciativa de grande importância, por incentivar a produção pedagógico-musical que busca fundamentação científica do corpo docente da casa em face de suas próprias demandas. Destaca-se a iniciativa de criação de repertório autoral voltada para o público infantil, composto de canções vinculadas a histórias inéditas e a participação interdisciplinar na pesquisa, de professores do núcleo de composição, cordas e dos alunos do curso livre de violino da Escola de Música da UFPA.

 

A Percussão nos Ritmos Paraenses

Vanildo Palheta Monteiro - coordenador

Walter da Silva Almeida - colaborador

Resumo: O projeto pesquisa se propõe a investigar a utilização dos instrumentos de percussão nos ritmos paraenses: “Siriá”, “Pretinhas d’Angola”e “Lundum   Marajoara”   e   seus   registros   em   partituras.  Justifica-se pela necessidade de se conhecer o fazer musical dos grupos pesquisados e a utilização dos instrumentos de percussão nos ritmos paraenses acima citados, que   servirão   como   fonte   de   referência   a   futuros   estudos   acadêmicos   de percussão no Pará.  Destaque para a iniciativa   de   criação   de   um   grupo   de   pesquisa e performance com   alunos   de   percussão   da    Escola de   Música   da   UFPA e professores   do   projeto   para   a produção   e   divulgação   de um   acervo   de partituras inéditas dos ritmos paraenses: Siriá, “Pretinhas d’Angola” e “Lundum Marajoara.

 

- Em contrução - 

ufpa

 

ESCOLA DE MÚSICA DA UFPA

End. Av. Conselheiro Furtado, 2007
E-mail. emufpa@ufpa.br
Tel. +55 (91) 3242-6233